Extração de Princípios Ativos de Plantas Medicinais em uma interação Universidade e Escola Básica
Palavras-chave:
Plantas Medicinais; Universidade e Escola; Princípios Ativos .Resumo
O uso das plantas medicinais tem acompanhado a evolução do ser humano ao longo da história e esses conhecimentos foram transformados e repassados de geração em geração. A temática possibilita valorizar os saberes populares, o que colabora com a construção da prática educativa. Este trabalho resgata a valorização dos saberes populares através do uso das plantas medicinais por uma comunidade quilombola e articula, de forma contextualizada e interdisciplinar, com o ensino de química. Para isso, fez-se uma sequência de atividades que contemplava o conteúdo de substâncias e misturas aliada ao tema de extração de princípios ativos em plantas medicinais. Dentre as atividades foram coletadas amostras de plantas em uma comunidade quilombola, após a secagem de plantas medicinais, moagem e extração dos princípios ativos e posterior identificação de alguns dos princípios ativos através de práticas experimentais realizadas na Universidade.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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