Extração de Princípios Ativos de Plantas Medicinais em uma interação Universidade e Escola Básica

Autores

Palavras-chave:

Plantas Medicinais; Universidade e Escola; Princípios Ativos .

Resumo

O uso das plantas medicinais tem acompanhado a evolução do ser humano ao longo da história e esses conhecimentos foram transformados e repassados de geração em geração. A temática possibilita valorizar os saberes populares, o que colabora com a construção da prática educativa. Este trabalho resgata a valorização dos saberes populares através do uso das plantas medicinais por uma comunidade quilombola e articula, de forma contextualizada e interdisciplinar, com o ensino de química. Para isso, fez-se uma sequência de atividades que contemplava o conteúdo de substâncias e misturas aliada ao tema de extração de princípios ativos em plantas medicinais.  Dentre as atividades foram coletadas amostras de plantas em uma comunidade quilombola, após a secagem de plantas medicinais, moagem e extração dos princípios ativos e posterior identificação de alguns dos princípios ativos através de práticas experimentais realizadas na Universidade.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Monteiro Alves, M. de F., de Avila da Silva, E., Barlette, V. E., & Lucchese, M. M. (2024). Extração de Princípios Ativos de Plantas Medicinais em uma interação Universidade e Escola Básica . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/496

Edição

Seção

Trabalhos Completos