Plataformas digitais interativas como método de inovação na formação de professores

Autores

  • Miguel Angelo Adrian Ribeiro Gonçalves Universidade Federal do Pampa
  • Guilherme Frederico Marranghello Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA
  • Elisabete de Avila da Silva Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, Educação

Resumo

O presente minicurso visa promover o uso de ferramentas digitais, no intuito de possibilitar a criação de recursos didáticos digitais, para inovar os métodos de ensino em salas de aula. De acordo com Farias e Cardoso (2022), há diversas ferramentas digitais que podem auxiliar na aprendizagem e contribuem para a elaboração de materiais didáticos para os professores utilizarem em seu ambiente de trabalho. Essas plataformas permitem a exploração dos conceitos científicos de forma dinâmica e contextualizada. Dessa forma, serão utilizadas três plataformas virtuais, sendo elas: Canva; Genially e Emaze, no qual as três fazem parte da minha pesquisa do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no qual foi desenvolvida uma tabela periódica interativa, abordando conceitos científicos com saberes tradicionais indígenas. Essas plataformas serão propostas em dois blocos durante a execução do minicurso, visando a criação de um material didático digital, seguindo como embasamento o tema central, que é: Métodos digitais que auxiliam na construção de saberes em sala de aula. Dessa forma, no primeiro bloco, será aplicada o uso do canva aliado ao genially, para desenvolver imagens interativas (uso de hiperlinks), podendo conter vídeos, áudios, atividades lúdicas, entre outros. Para acessar essas três plataformas, torna-se necessário o uso do gmail, podendo ser o pessoal ou institucional (caso for aluno), no intuito de facilitar o andamento do minicurso, sem a necessidade da criação de senhas de acesso. Em relação ao segundo bloco do minicurso, serão desenvolvidas apresentações de slides de forma interativa, nas plataformas emaze e prezi (ambas contêm versões pagas e gratuitas), em que estas contém modelos e fontes de texto variadas, podendo possibilitar uma imersão em distintos cenários educativos, como salas de aulas, edifícios e livros, dentre outros. Um ponto crucial dessa proposta de minicurso, é que todas as plataformas contém suas versões pagas e gratuitas, e também que só conseguem ser acessadas e utilizadas de forma online, com uma boa rede de internet. Ao final do segundo bloco serão realizadas apresentações expositivas e dialogadas, no formato de slides desenvolvidos no emaze, em um tempo padrão de 5 à 10 minutos para cada participante expor o seu material desenvolvido e discuti-lo com os demais colegas.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Ribeiro Gonçalves, M. A. A., Frederico Marranghello, G., & de Avila da Silva, E. (2024). Plataformas digitais interativas como método de inovação na formação de professores . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/453

Edição

Seção

Mini-Cursos