Explorando a Chuva Ácida

Oficina Prática para Potencializar a Revisão de Química para o ENEM

Autores

  • Miqueias de Castro da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Manoela Lorentzen Harms Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Schnorrenberger de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ildemar Mayer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Patrícia Foletto Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino de química, ENEM, Chuva ácida

Resumo

O aumento da poluição atmosférica, devido à urbanização e ao uso de combustíveis fósseis, intensifica as chuvas ácidas, tornando o estudo desse fenômeno relevante no Ensino Médio. Este trabalho relatou uma oficina prática realizada pelo projeto "Química para o Enem" na Universidade Federal da Fronteira Sul, com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Cerro Largo, abordando reações químicas e chuvas ácidas através de experimentos interdisciplinares. Os estudantes realizaram três experimentos: simulação do efeito da chuva ácida em rochas, observando a reação entre ácido clorídrico e carbonato de cálcio; impacto da chuva ácida em plantas, com a formação de ácidos sulfuroso e sulfúrico; e a neutralização de uma base com ácido carbônico formado pelo CO₂ exalado. Essas práticas permitiram discutir os efeitos ambientais das chuvas ácidas, relacionando-as à deterioração de monumentos e à acidificação do ambiente. A oficina engajou os alunos, que demonstraram compreensão ao fazer conexões entre os experimentos e questões ambientais, revisando conceitos importantes para o ENEM. Os resultados indicaram que as atividades práticas foram eficazes em conectar teoria e prática, promovendo um entendimento crítico e a preparação para o exame.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Castro da Silva, M., Lorentzen Harms, M., Schnorrenberger de Oliveira, L., Mayer, I., & Foletto, P. (2024). Explorando a Chuva Ácida: Oficina Prática para Potencializar a Revisão de Química para o ENEM . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/634

Edição

Seção

Resumos