Explorando a Chuva Ácida
Oficina Prática para Potencializar a Revisão de Química para o ENEM
Palavras-chave:
Ensino de química, ENEM, Chuva ácidaResumo
O aumento da poluição atmosférica, devido à urbanização e ao uso de combustíveis fósseis, intensifica as chuvas ácidas, tornando o estudo desse fenômeno relevante no Ensino Médio. Este trabalho relatou uma oficina prática realizada pelo projeto "Química para o Enem" na Universidade Federal da Fronteira Sul, com alunos da 2ª série do Ensino Médio em Cerro Largo, abordando reações químicas e chuvas ácidas através de experimentos interdisciplinares. Os estudantes realizaram três experimentos: simulação do efeito da chuva ácida em rochas, observando a reação entre ácido clorídrico e carbonato de cálcio; impacto da chuva ácida em plantas, com a formação de ácidos sulfuroso e sulfúrico; e a neutralização de uma base com ácido carbônico formado pelo CO₂ exalado. Essas práticas permitiram discutir os efeitos ambientais das chuvas ácidas, relacionando-as à deterioração de monumentos e à acidificação do ambiente. A oficina engajou os alunos, que demonstraram compreensão ao fazer conexões entre os experimentos e questões ambientais, revisando conceitos importantes para o ENEM. Os resultados indicaram que as atividades práticas foram eficazes em conectar teoria e prática, promovendo um entendimento crítico e a preparação para o exame.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.