Percurso das Interações Intermoleculares

investigando o avanço das ideias em livros didáticos

Autores

  • Michael Costa da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Karolaine Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandro Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Interação Intermolecular, Educação Básica, Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma investigação em livros didáticos da Educação Básica, Ensino Superior e históricos, sobre como os conceitos de Interações Intermoleculares são abordados e discutidos nesses materiais, visto que, os livros podem trazer consigo concepções e classificações em relação à natureza da Ciência. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo evidenciar as diferentes perspectivas que os conceitos desse assunto são abordados em três grupos distintos de materiaisidáticos. Como processo metodológico, realizamos dois modos de análise, sendo uma análise de conteúdo e uma análise documental, assim, nesta investigação apontamos algumas semelhanças e diferenciações entre os livros em relação ao modo que as de Interações Intermoleculares são abordadas. Realizando os processos de análises em relação ao percurso dos conceitos, consideramos que houve alguns desdobramentos potenciais sobre as Interações Intermoleculares, havendo uma maior presença dos conceitos nas descrições dos trechos nos livros didáticos, conforme o avanço das ideias apresentadas.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Costa da Rosa, M., Dutra da Silva, F. K. ., Dalmann Maron, N. M., Cury Soares, A., & dos Santos Pastoriza, B. (2024). Percurso das Interações Intermoleculares: investigando o avanço das ideias em livros didáticos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/615

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>