Ensino de Proteínas em Foco
Percepção dos estudantes sobre atividades experimentais colaborativas
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Atividade experimental, Atividade colaborativaResumo
O Ensino de Química no nível superior costuma ser pautado pelo método tradicional, o qual é caracterizado por aulas expositivas e não prioriza a participação dos estudantes durante o processo de construção do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes frente a uma sequência de três aulas, com atividades experimentais colaborativas no estudo de proteínas em uma disciplina de Química Orgânica da UFRGS. O estudo das proteínas, biomoléculas essenciais para a compreensão de processos bioquímicos, foi abordado de maneira prática, permitindo que os alunos explorassem suas estruturas e funções através de experimentos interativos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, no qual a coleta de dados descritivos foi realizada mediante aplicação de questionários e contou com a participação de 86 estudantes de diversos cursos. No geral, as atividades experimentais foram bem avaliadas pelos alunos, sendo que 96% deles recomendam que outros estudantes participassem de atividades semelhantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.