Monitorias em Química

Importância na Formação Acadêmica do Monitor

Autores

  • Daniela Klassen Unipampa
  • Elisabete de Avila

Palavras-chave:

Química, Monitoria, Relato de Experiência

Resumo

A monitoria acadêmica é uma prática consolidada no ensino superior, proporcionando benefícios tanto para monitores quanto para alunos. Historicamente, a monitoria evoluiu de métodos da Antiguidade e Idade Moderna até ser formalizada no Brasil em 1969. A aprendizagem colaborativa, uma metodologia em que o conhecimento é construído de forma social, destaca-se nesse contexto, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. O monitor desenvolve habilidades pedagógicas e liderança, enquanto os alunos monitorados encontram suporte emocional e acadêmico. Este estudo relata a experiência de monitoria em disciplinas de Química e Bioquímica, enfatizando desafios, como a falta de compreensão básica dos discentes, e os benefícios de uma abordagem mais próxima e simplificada na explicação dos conteúdos.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Klassen, D., & de Avila, E. (2024). Monitorias em Química: Importância na Formação Acadêmica do Monitor . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/582

Edição

Seção

Trabalhos Completos