Monitorias em Química
Importância na Formação Acadêmica do Monitor
Palavras-chave:
Química, Monitoria, Relato de ExperiênciaResumo
A monitoria acadêmica é uma prática consolidada no ensino superior, proporcionando benefícios tanto para monitores quanto para alunos. Historicamente, a monitoria evoluiu de métodos da Antiguidade e Idade Moderna até ser formalizada no Brasil em 1969. A aprendizagem colaborativa, uma metodologia em que o conhecimento é construído de forma social, destaca-se nesse contexto, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. O monitor desenvolve habilidades pedagógicas e liderança, enquanto os alunos monitorados encontram suporte emocional e acadêmico. Este estudo relata a experiência de monitoria em disciplinas de Química e Bioquímica, enfatizando desafios, como a falta de compreensão básica dos discentes, e os benefícios de uma abordagem mais próxima e simplificada na explicação dos conteúdos.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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