Resíduos sólidos urbanos e os plásticos

Contextualização na Educação em Química

Autores

  • Tainã Azambuja Alves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Tales Leandro Costa Martins

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, contextualização

Resumo

A crise ambiental, amplamente discutida, é agravada pela grande quantidade de resíduos gerados, causando impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Este trabalho mapeou e identificou áreas com alta concentração de resíduos domiciliares descartados inadequadamente na cidade de Bagé-RS. Constatou-se que 67,37% desses resíduos têm potencial de reciclagem, sendo 15,31% plásticos. O estudo analisou as percepções ambientais da população nas proximidades dos locais estudados. Com base em um questionário semiestruturado, verificou-se que a geração média de resíduos entre os entrevistados é de 0,781 kg/habitante/dia. Para contextualizar o ensino de Química, o tema foi desenvolvido com três turmas de Licenciandos em Química da UNIPAMPA, abordando plásticos e descarte inadequado. Uma atividade experimental foi aplicada, envolvendo a identificação de plásticos, unindo Química e Educação Ambiental, destacando a importância dessa ciência na mitigação dos problemas ambientais e a importância dos temas abordados na formação de professores.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Azambuja Alves, T., & Costa Martins, T. L. (2024). Resíduos sólidos urbanos e os plásticos: Contextualização na Educação em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/581

Edição

Seção

Trabalhos Completos