Resíduos sólidos urbanos e os plásticos
Contextualização na Educação em Química
Palavras-chave:
Resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, contextualizaçãoResumo
A crise ambiental, amplamente discutida, é agravada pela grande quantidade de resíduos gerados, causando impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Este trabalho mapeou e identificou áreas com alta concentração de resíduos domiciliares descartados inadequadamente na cidade de Bagé-RS. Constatou-se que 67,37% desses resíduos têm potencial de reciclagem, sendo 15,31% plásticos. O estudo analisou as percepções ambientais da população nas proximidades dos locais estudados. Com base em um questionário semiestruturado, verificou-se que a geração média de resíduos entre os entrevistados é de 0,781 kg/habitante/dia. Para contextualizar o ensino de Química, o tema foi desenvolvido com três turmas de Licenciandos em Química da UNIPAMPA, abordando plásticos e descarte inadequado. Uma atividade experimental foi aplicada, envolvendo a identificação de plásticos, unindo Química e Educação Ambiental, destacando a importância dessa ciência na mitigação dos problemas ambientais e a importância dos temas abordados na formação de professores.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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