A presença da contextualização como um indicador de integração no Projeto Pedagógico de um curso técnico integrado

Autores

  • Felipe Gimenes Nunes Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça
  • Matheus Zorzoli Krolow IFSUL- Campus Pelotas Visconde da Graça
  • Viviane Maciel da Silva IFSUL- Campus Pelotas Visconde da Graça

Palavras-chave:

Contextualização, Currículo Integrado, Ensino integrado

Resumo

Após o surgimento dos EMI e EPT, discussões sobre contextualizações e currículo integrado foram feitas levantando a questão da contextualização como indicador de integração das áreas comuns com as especificas. Com o estágio docente realizado no IFSUL – Campus Peltoas Visconde da graça, no curso de técnico em meio ambiente, foi notado que no do curso PPC é falado sobre o uso da contextualização dos conteúdos. Logo então, uma pesquisa sobre a incidencia ou não do uso da conxtualização pelos professores, foi visto que em diversos campus do pais o assunto é relevante, a pesquisa foi feita de forma qualitativa, e analise dos documentos foi ancorada na metodologia de Bardin (2016). De resultados vimos que a contextualização por mais que estaja nos documentos como uma ferramenta a ser usada nas aulas, tal utensilio não é utilizado. Portanto mais pesquisas são necessarias, expandindo para outros cursos, entrevistas com doscentes e discentes, etc.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Gimenes Nunes, F., Zorzoli Krolow, M., & Maciel da Silva, viane. (2024). A presença da contextualização como um indicador de integração no Projeto Pedagógico de um curso técnico integrado. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/580

Edição

Seção

Trabalhos Completos