Esvaziamento do conceito de estrutura da matéria
Uso de analogias em Livros Didáticos
Palavras-chave:
modelos atomico, analogia, conceitoResumo
Este trabalho é o cruzamento de resultados entre duas pesquisas distintas com Livros Didáticos, buscando abordar o uso de analogias. Trata-se de duas pesquisas baseadas na Análise de Conteúdo, ambas com o objetivo de indicar como o conceito de estrutura da matéria está presente, em que uma o corpus são os livros do Ensino Superior e outra dos livros do PNLD 2021. O uso de analogias para representar ou explicar os modelos para estrutura atômica foi presente nas duas pesquisas. Em alguns casos as analogias foram pontuadas como proposição dos próprios cientistas, quando na verdade fazem parte de um processo de representação ou mesmo didatização do conhecimento científico. É preocupante que em materiais didáticos, fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem, conceitos e representações sejam trabalhados no mesmo nível, sem distingui-los.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.