Esvaziamento do conceito de estrutura da matéria

Uso de analogias em Livros Didáticos

Autores

  • Karenina Teixeira de Menezes Ufpel
  • Jamily Da Silva Dos Anjos
  • Alice Gaier Viário
  • Alessandro Cury Soares
  • Bruno Dos Santos Pastoriza

Palavras-chave:

modelos atomico, analogia, conceito

Resumo

 Este trabalho é o cruzamento de resultados entre duas pesquisas distintas com Livros Didáticos, buscando abordar o uso de analogias. Trata-se de duas pesquisas baseadas na Análise de Conteúdo, ambas com o objetivo de indicar como o conceito de estrutura da matéria está presente, em que uma o corpus são os livros do Ensino Superior e outra dos livros do PNLD 2021. O uso de analogias para representar ou explicar os modelos para estrutura atômica foi presente nas duas pesquisas. Em alguns casos as analogias foram pontuadas como proposição dos próprios cientistas, quando na verdade fazem parte de um processo de representação ou mesmo didatização do conhecimento científico. É preocupante que em materiais didáticos, fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem, conceitos e representações sejam trabalhados no mesmo nível, sem distingui-los.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Teixeira de Menezes, K., Da Silva Dos Anjos, J., Gaier Viário , A. ., Cury Soares, A., & Dos Santos Pastoriza, B. (2024). Esvaziamento do conceito de estrutura da matéria: Uso de analogias em Livros Didáticos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–6. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/577

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>