Jaleco Seletor

Explorando o Teste de Chama e a Química Através da Cultura Pop

Autores

  • Jocasta Araujo Soares IFSul campus Visconde da Graça
  • Alessandra Gomes da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus CaVG
  • Viviane Maciel da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus CaVG
  • Ademir Dos Santos Bilharva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus CaVG

Palavras-chave:

Experimentação, Harry Potter, teste de chama

Resumo

O projeto "Jaleco Seletor" foi desenvolvido com base no conceito do Chapéu Seletor, inspirado na série Harry Potter, para criar uma experiência interativa e educativa no estande do curso de Licenciatura em Química na 30ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), em Pelotas-RS. A proposta envolveu um teste de chama, em que os participantes vestiam um jaleco e escolhiam soluções químicas desconhecidas, associadas às cores das quatro casas de Hogwarts (Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina). As soluções, contendo cloreto de estrôncio (vermelho), cloreto de sódio (amarelo) e sulfato de cobre (verde), eram pulverizadas em uma chama, permitindo a observação das cores geradas pela transição eletrônica dos íons.

A atividade buscou ensinar conceitos de química, como a emissão de luz, de maneira acessível e divertida, utilizando elementos da cultura pop para engajar o público. A experiência foi amplamente apreciada pelos visitantes, destacando-se como uma proposta lúdica e educacional, fácil de ser replicada em ambientes formais de ensino. O sucesso do "Jaleco Seletor" reforça a importância de combinar ciência com referências culturais para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Araujo Soares, J., Gomes da Costa, A., Maciel da Silva, V. ., & Dos Santos Bilharva , A. (2024). Jaleco Seletor: Explorando o Teste de Chama e a Química Através da Cultura Pop. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/574

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)