Avaliação
a complexidade do processo que vai além da atribuição de uma nota
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Mediação AcompanhamentoResumo
É perceptível que a Educação formal vem mudando ao longo dos séculos. Em um cenário anterior, a aprendizagem não tinha maior destaque; o importante era o ensino, organizado pelo professor, e nele focado. Se o aluno estava aprendendo ou não, pouco se considerava, pois ele não era o centro do processo educacional. Com o passar dos anos, muitas mudanças aconteceram e o foco da Educação passou a ser centrado mais na aprendizagem do que no ensino. Mas, e como identificar se realmente este aluno aprendeu? Neste contexto, surge a avaliação, que pode ser vista por diversos ângulos, e pode adquirir diferentes conduções, como: no início do processo, ao longo da trajetória e ao final das etapas. Diversos autores, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Demo entre outros, trabalham analisando e formulando conceitos e princípios que melhor validem o processo avaliativo. É neste cenário que a pesquisa em questão, em termos teóricos, se debruça: concepções, meios e métodos de avaliar, na perspectiva de identificação de aprendizagens significativas.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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