Avaliação

a complexidade do processo que vai além da atribuição de uma nota

Autores

  • Sabrina Nunes Ribas Unipampa
  • Prof.Dr.André Luís Silva da Silva Unipampa

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Mediação Acompanhamento

Resumo

É perceptível que a Educação formal vem mudando ao longo dos séculos. Em um cenário anterior, a aprendizagem não tinha maior destaque; o importante era o ensino, organizado pelo professor, e nele focado. Se o aluno estava aprendendo ou não, pouco se considerava, pois ele não era o centro do processo educacional. Com o passar dos anos, muitas mudanças aconteceram e o foco da Educação passou a ser centrado mais na aprendizagem do que no ensino. Mas, e como identificar se realmente este aluno aprendeu? Neste contexto, surge a avaliação, que pode ser vista por diversos ângulos, e pode adquirir diferentes conduções, como: no início do processo, ao longo da trajetória e ao final das etapas. Diversos autores, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Demo entre outros, trabalham analisando e formulando conceitos e princípios que melhor validem o processo avaliativo. É neste cenário que a pesquisa em questão, em termos teóricos, se debruça: concepções, meios e métodos de avaliar, na perspectiva de identificação de aprendizagens significativas.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Nunes Ribas, S., & Luís Silva da Silva, A. (2024). Avaliação: a complexidade do processo que vai além da atribuição de uma nota. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–6. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/573

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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