Quebra-Cabeça Integrado
Método Jigsaw adaptado para o ensino técnico
Palavras-chave:
Quebra-Cabeça, Aprendizagem Cooperativa, Ensino TécnicoResumo
A Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma estratégia baseada no aprendizado em grupos para alcançar objetivos compartilhados. Assim, baseado nas necessidades de formação dos profissionais de nível técnico e nas características das atividades cooperativas, foi desenvolvido e aplicado o quebra-cabeça integrado, baseado no método Jigsaw abordando a temática processo integrado de dióxido de cloro para utilização no branqueamento de celulose, no contexto da disciplina Produção de Químicos do curso técnico em celulose e papel com a participação de 18 estudantes e tem como objetivo verificar a compreensão dos estudantes sobre os conteúdos abordados e suas percepções sobre a metodologia. Para isso, a avaliação foi baseada nas anotações do diário de bordo e também em um questionário tipo Likert. Os estudantes reconheceram os benefícios desse tipo de atividade, considerando sua relevância para a aprendizagem do conteúdo, para as relações com os colegas e também para melhora do seu desempenho pessoal e profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.