Quebra-Cabeça Integrado

Método Jigsaw adaptado para o ensino técnico

Autores

  • Monique de Souza Rosa UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Quebra-Cabeça, Aprendizagem Cooperativa, Ensino Técnico

Resumo

 A Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma estratégia baseada no aprendizado em grupos para alcançar objetivos compartilhados. Assim, baseado nas necessidades de formação dos profissionais de nível técnico e nas características das atividades cooperativas, foi desenvolvido e aplicado o quebra-cabeça integrado, baseado no método Jigsaw abordando a temática processo integrado de dióxido de cloro para utilização no branqueamento de celulose, no contexto da disciplina Produção de Químicos do curso técnico em celulose e papel com a participação de 18 estudantes e tem como objetivo verificar a compreensão dos estudantes sobre os conteúdos abordados e suas percepções sobre a metodologia. Para isso, a avaliação foi baseada nas anotações do diário de bordo e também em um questionário tipo Likert. Os estudantes reconheceram os benefícios desse tipo de atividade, considerando sua relevância para a aprendizagem do conteúdo, para as relações com os colegas e também para melhora do seu desempenho pessoal e profissional.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Souza Rosa, M., & Selvero Pazinato, M. (2024). Quebra-Cabeça Integrado: Método Jigsaw adaptado para o ensino técnico. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/569

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>