Meliponicultura e Educação Ambiental
Possibilidades para o Ensino de Química na Educação Básica
Palavras-chave:
Meliponicultura, Educação Ambiental, Ensino de QuímicaResumo
O artigo aborda a integração da meliponicultura ao ensino de Química na Educação Básica (EB), destacando seu potencial como ferramenta pedagógica para promover a Educação Ambiental (EA). A pesquisa propõe uma Sequência Didática (SD) voltada para o 3º ano do Ensino Médio (EM), onde os estudantes aprendem sobre funções orgânicas, utilizando o mel produzido por Abelhas sem Ferrão (AsF) como exemplo prático. A proposta busca conectar o ensino teórico à prática, ao explorar as propriedades químicas do mel e a importância das AsF na polinização e conservação da biodiversidade. A interdisciplinaridade entre Química e temas ambientais contribui para uma formação cidadã crítica, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A implementação da meliponicultura nas escolas fortalece o aprendizado e, também, incentiva atitudes conscientes em relação à sustentabilidade e à preservação ecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.