Meliponicultura e Educação Ambiental

Possibilidades para o Ensino de Química na Educação Básica

Autores

  • Gabriel Deli Lopes Menegazzi UFRGS
  • Ana Caroline Lopes da CRUZ
  • Saul Benhur SCHIRMER

Palavras-chave:

Meliponicultura, Educação Ambiental, Ensino de Química

Resumo

O artigo aborda a integração da meliponicultura ao ensino de Química na Educação Básica (EB), destacando seu potencial como ferramenta pedagógica para promover a Educação Ambiental (EA). A pesquisa propõe uma Sequência Didática (SD) voltada para o 3º ano do Ensino Médio (EM), onde os estudantes aprendem sobre funções orgânicas, utilizando o mel produzido por Abelhas sem Ferrão (AsF) como exemplo prático. A proposta busca conectar o ensino teórico à prática, ao explorar as propriedades químicas do mel e a importância das AsF na polinização e conservação da biodiversidade. A interdisciplinaridade entre Química e temas ambientais contribui para uma formação cidadã crítica, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A implementação da meliponicultura nas escolas fortalece o aprendizado e, também, incentiva atitudes conscientes em relação à sustentabilidade e à preservação ecológica.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Menegazzi, G. D. L., CRUZ, A. C. L. da, & SCHIRMER, S. B. (2024). Meliponicultura e Educação Ambiental: Possibilidades para o Ensino de Química na Educação Básica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/566

Edição

Seção

Trabalhos Completos