Ciências forenses no ensino de química

proposta de atividades experimentais

Autores

  • Alisson Barros y Silva Universidade Federal do Pampa
  • Prof. Dr. Márcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Ciência forense, Química, Ensino

Resumo

A contextualização e a experimentação no ensino de ciências promovem a motivação dos alunos e favorecem a construção do conhecimento, conectando o conteúdo e a realidade. Este trabalho é um recorte de uma sequência didática a ser desenvolvida, testada e validada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa Bagé, a qual objetiva propor a professores de química, atividades experimentais contextualizadas com ciências forenses e perícia química. Conteúdos que pretende-se abordar incluem: polaridade, forças intermoleculares, densidade, solubilidade, pH, funções inorgânicas, oxirredução, etc. As atividades experimentais previstas são: análise de gasolina pelo teste da proveta, revelação de impressões digitais com carvão, análise de tinta de caneta por cromatografia em papel, extração de DNA, e análise de manchas de sangue com reagente de Kastle-Meyer. Para a avaliação da aprendizagem serão aplicados um questionário diagnóstico, um questionário avaliativo, e análise de conteúdo sobre estudos de casos baseados em cenários reais.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Barros y Silva, A., & Marques Martins, M. (2024). Ciências forenses no ensino de química: proposta de atividades experimentais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/552

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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