Ciências forenses no ensino de química
proposta de atividades experimentais
Palavras-chave:
Ciência forense, Química, EnsinoResumo
A contextualização e a experimentação no ensino de ciências promovem a motivação dos alunos e favorecem a construção do conhecimento, conectando o conteúdo e a realidade. Este trabalho é um recorte de uma sequência didática a ser desenvolvida, testada e validada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa Bagé, a qual objetiva propor a professores de química, atividades experimentais contextualizadas com ciências forenses e perícia química. Conteúdos que pretende-se abordar incluem: polaridade, forças intermoleculares, densidade, solubilidade, pH, funções inorgânicas, oxirredução, etc. As atividades experimentais previstas são: análise de gasolina pelo teste da proveta, revelação de impressões digitais com carvão, análise de tinta de caneta por cromatografia em papel, extração de DNA, e análise de manchas de sangue com reagente de Kastle-Meyer. Para a avaliação da aprendizagem serão aplicados um questionário diagnóstico, um questionário avaliativo, e análise de conteúdo sobre estudos de casos baseados em cenários reais.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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