Escape Room Educativo

possibilidades metodológicas para o Ensino de Química

Autores

  • Éverton Fernandes Machado Unipampa

Palavras-chave:

Escape Room, Enigmas, Resolução de Problemas

Resumo

Este trabalho é resultado da aplicação de um jogo baseado em problemas, conhecido como escape room. Diante de uma atividade investigativa, o jogador é estimulado a elaborar estratégias, enigmas e desafios em uma sala fechada. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi abordar conceitos de química e da metodologia científica, de forma lúdica e experimental, na construção de narrativas e enigmas, em um tempo limitado no laboratório da escola. Na metodologia, foram definidas as regras, as narrativas, a quantidade de enigmas, os experimentos, e a ambientação do lugar. Os resultados da aplicação do jogo, foram satisfatórios, levando em consideração todas as competências e habilidades dos participantes na realização da atividade, como a participação em equipe, a comunicação, a resolução de problemas e o engajamento a partir dos conteúdos abordados. Por fim, espera-se que o escape room possa alcançar um número significativo de professores, pela sua diversidade e potencialidade.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Fernandes Machado, Éverton. (2024). Escape Room Educativo: possibilidades metodológicas para o Ensino de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/549

Edição

Seção

Trabalhos Completos