Super-Heróis e a Química

Explorando os Elementos com Ludicidade

Autores

  • Marina Verly Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria de Lourdes Ilha Gomes
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Sequência didática, Ludicidade, Tabela Periódica.

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre a Tabela Periódica, desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química I-E do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é proporcionar uma abordagem ao ensino dos elementos químicos, fundamentado na ludicidade, com a criação dos "Heróis Químicos" (HQ). Esses super-heróis foram elaborados pelos estudantes em grupos, com base em pesquisas realizadas em casa, além das atividades de sala de aula sobre as propriedades dos elementos químicos. A abordagem lúdica possibilitou maior engajamento dos 61 estudantes participantes da SD, pois explorou os conteúdos científicos, favorecendo a criatividade, inovação e interação entre os estudantes, assim como a sensibilidade e emoção. Ao todo, 16 grupos elaboraram os super-heróis químicos.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Verly, M., Ilha Gomes, M. de L. ., & Passos, C. G. . (2024). Super-Heróis e a Química: Explorando os Elementos com Ludicidade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/533

Edição

Seção

Trabalhos Completos