Super-Heróis e a Química
Explorando os Elementos com Ludicidade
Palavras-chave:
Sequência didática, Ludicidade, Tabela Periódica.Resumo
Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre a Tabela Periódica, desenvolvida durante o Estágio de Docência em Ensino de Química I-E do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é proporcionar uma abordagem ao ensino dos elementos químicos, fundamentado na ludicidade, com a criação dos "Heróis Químicos" (HQ). Esses super-heróis foram elaborados pelos estudantes em grupos, com base em pesquisas realizadas em casa, além das atividades de sala de aula sobre as propriedades dos elementos químicos. A abordagem lúdica possibilitou maior engajamento dos 61 estudantes participantes da SD, pois explorou os conteúdos científicos, favorecendo a criatividade, inovação e interação entre os estudantes, assim como a sensibilidade e emoção. Ao todo, 16 grupos elaboraram os super-heróis químicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.