Proposta de uma Sequência Didática para o Ensino da Termoquímica no Contexto da Aprendizagem Significativa
Palavras-chave:
Ensino de Química, Termoquímica, Aprendizagem SignifigativaResumo
Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática direcionada aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Muitos estudantes não conseguem relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos, além de não conseguirem relacionar a Termoquímica como um ramo da Termodinâmica. Abordamos o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e Moreira. Pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que leve em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Mesclamos diferentes metodologias de ensino para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes, valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de Termoquímica, e proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa.
TRANSLATE with x English Arabic Hebrew Polish Bulgarian Hindi Portuguese Catalan Hmong Daw Romanian Chinese Simplified Hungarian Russian Chinese Traditional Indonesian Slovak Czech Italian Slovenian Danish Japanese Spanish Dutch Klingon Swedish English Korean Thai Estonian Latvian Turkish Finnish Lithuanian Ukrainian French Malay Urdu German Maltese Vietnamese Greek Norwegian Welsh Haitian Creole Persian TRANSLATE with COPY THE URL BELOW Back EMBED THE SNIPPET BELOW IN YOUR SITE Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster Portal Back
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.