A relevância do estudo do átomo no contexto da educação básica

Autores

  • Daniela De Paulo Lêdo Porto Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido

Palavras-chave:

Estudo do átomo, Espectrofotômetro

Resumo

Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, voltada para artigos
científicos, da área do Ensino de Química, sobre o estudo do átomo, para que se verifique o modo como este
conteúdo vem sendo abordado nas salas de aula de Química e se houve menção sobre a relação deste conteúdo,
aplicado na Educação Básica, com a Espectrofotometria; produção do Espectrofotômetro e a sua base de
funcionamento, através dos conhecimentos dos níveis e orbitais eletrônicos; as propriedades ópticas da matéria,
em torno da energia de transição, absorvida e emitida pelos elétrons e os avanços científicos que este instrumento
proporcionou para a Análise Química Instrumental. O momento do levantamento de materiais transcorreu por
meio do Google, devido à falta de trabalhos recentes relativos ao átomo em bancos de dados como: Scielo, Arca
(Fiocruz) e Google Scholar. Tornou-se difícil a localização de estudos realizados nos últimos anos, sobre o átomo,
emergindo uma preocupação em relação a este fato, pois este conteúdo é de extrema importância, tanto para a
Educação Básica, quanto para o avanço científico, nas áreas da Química, Física e Ciências em geral.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

De Paulo Lêdo Porto, D. (2024). A relevância do estudo do átomo no contexto da educação básica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/521

Edição

Seção

Resumos