A relevância do estudo do átomo no contexto da educação básica
Palavras-chave:
Estudo do átomo, EspectrofotômetroResumo
Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, voltada para artigos
científicos, da área do Ensino de Química, sobre o estudo do átomo, para que se verifique o modo como este
conteúdo vem sendo abordado nas salas de aula de Química e se houve menção sobre a relação deste conteúdo,
aplicado na Educação Básica, com a Espectrofotometria; produção do Espectrofotômetro e a sua base de
funcionamento, através dos conhecimentos dos níveis e orbitais eletrônicos; as propriedades ópticas da matéria,
em torno da energia de transição, absorvida e emitida pelos elétrons e os avanços científicos que este instrumento
proporcionou para a Análise Química Instrumental. O momento do levantamento de materiais transcorreu por
meio do Google, devido à falta de trabalhos recentes relativos ao átomo em bancos de dados como: Scielo, Arca
(Fiocruz) e Google Scholar. Tornou-se difícil a localização de estudos realizados nos últimos anos, sobre o átomo,
emergindo uma preocupação em relação a este fato, pois este conteúdo é de extrema importância, tanto para a
Educação Básica, quanto para o avanço científico, nas áreas da Química, Física e Ciências em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.