Uma proposta no Ensino de Química a partir dos Três Momentos Pedagógicos

Prevenção contra HIV baseado no estudo do Cabotegravir

Autores

  • Guilherme Brahm dos Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) / Programa de Pós-Graduação em Química https://orcid.org/0009-0005-4075-9331
  • Fernanda Karolaine Dutra da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) / Programa de Pós-Graduação em Química https://orcid.org/0009-0000-2038-4919
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) https://orcid.org/0000-0002-1221-8299
  • Bruno dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) https://orcid.org/0000-0002-5824-306X

Palavras-chave:

Ensino de Química, Cabotegravir, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

Este trabalho busca discutir sobre a infecção pelo HIV, abordando sobre os antirretrovirais, em específico o Cabotegravir como uma alternativa de profilaxia pré-exposição (PrEP). O Cabotegravir é um antirretroviral de ação prolongada administrado bimestralmente que se mostrou uma opção promissora na prevenção do HIV, especialmente para pacientes com dificuldades de adesão à PrEP oral. Este trabalho apresenta uma proposta didática para discussão sobre esse tema pautada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) no contexto do Ensino de Química, utilizando conceitos de Química Orgânica com a temática do HIV e seus tratamentos. A proposta pedagógica busca sensibilizar os alunos, organizando o conhecimento científico, fazendo a correlação com a realidade social e com os avanços da ciência no combate ao HIV, abordando temas como a síntese de medicamentos e a prevenção do vírus, destacando a importância da Química no desenvolvimento de soluções para questões de saúde pública.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Brahm dos Santos, G., Dutra da Silva, F. K., Cury Soares, A., & dos Santos Pastoriza, B. (2024). Uma proposta no Ensino de Química a partir dos Três Momentos Pedagógicos: Prevenção contra HIV baseado no estudo do Cabotegravir. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/520

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>