A abordagem POE como possibilidade para atividades investigativas

o caso do Portas Abertas da UFRGS

Autores

  • Willian Axl Espindola UFRGS
  • Isabel Conceição de Brida
  • Laura Rodrigues Reischak de Oliveira UFRGS
  • Marisa Longo UFRGS
  • Carla Sirtori UFSM
  • Camila Greff Passos UFRGS

Palavras-chave:

ação extensionista, atividades experimentais investigativas, cor

Resumo

No UFRGS Portas Abertas 2024 foram realizadas atividades experimentais no Instituto de Química, como a cianotipia e aquarela do repolho roxo, a partir do método POE, para fomentar a interação entre os participantes, assim como a compreensão conceitual dos experimentos desenvolvidos durante a ação de extensão. Com o objetivo de identificar tal interação, foi elaborado um instrumento de coleta de dados para registro dos apontamentos dos participantes sobre as reações envolvidas nos experimentos. Tal instrumento foi validado ao longo da atividade descrita neste trabalho, para ser utilizado em estudos futuros. Com a análise qualitativa realizada a partir dos apontamentos dos 48 participantes sobre as atividades experimentais desenvolvidas pelos licenciandos e pós-graduandos do curso de Química, verificou-se potencialidades do uso de experimentos que envolvam a mudança de cor em ações de extensão, para favorecer a compreensão dos visitantes sobre os fenômenos visualizados, além das discussões sobre o espaço acadêmico e as características do curso de licenciatura em Química.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Axl Espindola, W., Conceição de Brida, I., Rodrigues Reischak de Oliveira, L., Longo, M., Sirtori, C., & Greff Passos, C. (2024). A abordagem POE como possibilidade para atividades investigativas: o caso do Portas Abertas da UFRGS . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/507

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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