Peer Instruction no Ensino de Química Orgânica

Um Estudo sobre Acidez e Basicidade

Autores

Palavras-chave:

Peer Instruction, Química orgˆˆânica, Metodologias Ativas

Resumo

Este trabalho investiga a implementação da metodologia ativa de ensino Peer Instruction (PI) no ensino de acidez e basicidade de compostos orgânicos, com o objetivo de avaliar seu impacto na compreensão dos estudantes. A metodologia foi aplicada em quatro aulas remotas com estudantes de Química, envolvendo revisão de conceitos, questões conceituais e discussões entre pares. Foi realizada uma análise  da variação no percentual de acertos nas respostas dos estudantes antes e após a discussão entre pares. Os resultados mostraram um aumento significativo nas respostas corretas após a discussão em grupo, embora algumas questões complexas, como aquelas relacionadas ao efeito indutivo e à ressonância, tenham apresentado queda no desempenho. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios do ensino remoto, a PI promoveu maior engajamento e compreensão conceitual. O estudo destaca ainda a importância de adaptar as metodologias às particularidades do contexto de ensino, especialmente em situações adversas como a pandemia.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Herzer Griebeler, C., Greff Passos, C., & Selvero Pazinato, M. . (2024). Peer Instruction no Ensino de Química Orgânica: Um Estudo sobre Acidez e Basicidade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/499

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Trabalhos Completos

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