Seu Resíduo Indica Seu Rastro

Práticas de Educação Ambiental em Escola do Campo

Autores

  • Emanuel Eliabe Alves Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carmem Dickow Cardoso Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carolina Pereira Noya EMEF Bernardino Fernandes/Coordenadora pedagógica
  • Marta Regina Lopes Tochetto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação do Campo, Interdisciplinaridade

Resumo

A educação do campo refere-se à modalidade educativa, pautada e perpetuada nas chamadas escolas rurais (MARTINS, 2008), sendo assim, são voltadas a populações identificadas como agricultores, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas e seringueiros, residentes de áreas rurais. A educação ambiental é pautada pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) que em suma a define como processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem conhecimentos, valores e habilidades voltadas a preservação do meio ambiente. Sendo assim, a Educação Ambiental no contexto do campo é uma ferramenta potencialmente interdisciplinar de extrema importância para a promoção do desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais no que diz respeito a escola do campo, visto que procura-se aproximar as competências pedagógicas com a realidade do estudante. Nesse sentido definiu-se a quantificação dos resíduos sólidos gerados em uma escola do campo como um pontapé inicial para a as ações de educação ambiental e a exploração prática das suas esferas, em concordância com as competências que permeiam as Ciências da Natureza na BNCC, como também traçar um panorama do consumo e ações ambientais necessárias na escola.  Para a quantificação dos resíduos, durante o mês de julho de 2023 coletou-se os resíduos sólidos de uma escola do Distrito de Pains em Santa Maria - RS, na qual, semanalmente, os resíduos armazenados em um local seco foram pesados e divididos em cinco categorias: papel, plástico, metal, vidro e rejeito. Com os valores resultantes da quantificação, preparou-se uma intervenção sobre descarte de resíduos sólidos e enfatizando primordialmente a categoria de maior incidência de descarte errôneo, nesse caso os plásticos, ações em formato de oficina para todas as faixas etárias do público escolar. No período da análise quantitativa a escola gerou 38,6 kg de resíduos sólidos, sendo 32,9% papel, 20,2% plástico, 1,8% vidro, 0,9% metal e, surpreendentemente, 44,2% rejeito. Observou-se que, dentre os materiais, o plástico foi o mais negligenciado, onde muitos resíduos tornaram-se rejeitos, o que levou à preparação de oficinas relacionadas à tipologia dos plásticos e à reciclagem. Baseando-se na análise dos dados obtidos na quantificação, foi possível disseminar as práticas ambientalmente corretas no dia a dia, em conformidade com as atividades pedagógicas do cotidiano escolar, bem como será possível a implementação de uma gestão de resíduos, proporcionando uma visão integrada das questões regionais e culturais, fomentando o resgate dos valores de cidadania e sustentabilidade através de experiências educativas.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Eliabe Alves, E., Dickow Cardoso, C., Pereira Noya, C., & Lopes Tochetto, M. R. (2024). Seu Resíduo Indica Seu Rastro: Práticas de Educação Ambiental em Escola do Campo. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43). Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/491

Edição

Seção

Resumos