As competências da BNCC sob a óptica da interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias

Autores

  • Kelly Medeiros dos Santos UFFS - Cerro Largo/Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGEC)
  • Marilse Ribeiro Neves Rede Pública Estadual
  • Erica do Espírito Santo Hermel Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade – BNCC - Ensino Médio- Currículo.

Resumo

O Ensino Médio Nacional, tem como principal documento orientador do currículo, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que traz seu enfoque no ensino voltado para o diálogo entre as áreas do conhecimento, nesse viés, a interdisciplinaridade pode contribuir para a dissociação do conhecimento construído, bem como, a superação da fragmentação do ensino, pois volta-se para a formação global do estudante. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como principal objetivo apresentar parte do estudo do Mestrado por meio de uma análise nas competências e habilidades da BNCC e as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e Linguagens e suas Tecnologias (LGG), com o enfoque na interdisciplinaridade. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa do tipo documental e bibliográfica (LUDKE; ANDRÉ, 2018). Desta forma, contemplando um trabalho interdisciplinar relacionado ao que traz a BNCC para esta etapa do ensino.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Medeiros dos Santos, K., Ribeiro Neves, M., & do Espírito Santo Hermel, E. (2024). As competências da BNCC sob a óptica da interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/489

Edição

Seção

Trabalhos Completos