Proposta de Sequência Didática Investigativa para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino Médio

Autores

  • Daniela Fachini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Flavia Santos UFRGS

Palavras-chave:

Sequência didática, Atividades investigativas, Química orgânica.

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática com o uso de atividades investigativas, no ensino médio, em uma escola estadual de Canoas-RS. Na sequência didática são abordados os conteúdos de funções orgânicas por meio das temáticas combustíveis e alimentos. Três atividades práticas foram propostas: uso de modelos moleculares para o estudo das funções orgânicas e suas propriedades; determinação do teor de álcool presente na gasolina e adulteração de combustíveis; e, presença de açúcar nos alimentos a partir das informações contidas nos rótulos. Os dados coletados constituem-se dos exercícios, relatórios, questionários utilizados nas práticas; observações e anotações no diário de campo. Os resultados mostram as dificuldades na construção do conhecimento químico e reforçam que as atividades investigativas são importantes estratégias para o desenvolvimento social e científico dos estudantes.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Fachini, D., & Santos, F. (2024). Proposta de Sequência Didática Investigativa para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino Médio. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/474

Edição

Seção

Trabalhos Completos