Proposta de Sequência Didática Investigativa para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino Médio
Palavras-chave:
Sequência didática, Atividades investigativas, Química orgânica.Resumo
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática com o uso de atividades investigativas, no ensino médio, em uma escola estadual de Canoas-RS. Na sequência didática são abordados os conteúdos de funções orgânicas por meio das temáticas combustíveis e alimentos. Três atividades práticas foram propostas: uso de modelos moleculares para o estudo das funções orgânicas e suas propriedades; determinação do teor de álcool presente na gasolina e adulteração de combustíveis; e, presença de açúcar nos alimentos a partir das informações contidas nos rótulos. Os dados coletados constituem-se dos exercícios, relatórios, questionários utilizados nas práticas; observações e anotações no diário de campo. Os resultados mostram as dificuldades na construção do conhecimento químico e reforçam que as atividades investigativas são importantes estratégias para o desenvolvimento social e científico dos estudantes.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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