Formação continuada

experimentos como alternativa para a significação de conceitos com foco na Alfabetização científica

Autores

  • Denis da Silva Garcia IFFar - Frederico Westphalen
  • Lenir Basso Zanon

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Anos Inicias do Ensino Fundamental, Alimentação.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, com o objetivo de discutir a importância da Formação Continuada (FC) para professores de Ciências da Natureza do 4º Ano do Ensino Fundamental como fator potencializador do desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), com ênfase na compreensão de conceitos da ciência química, a partir da temática do “Leite”. De natureza qualitativa, foram realizadas leituras sucessivas e atenciosas do corpus, com o objetivo de compreender o objeto de estudo da forma mais profunda e completa possível (Lüdke; André, 2013). A análise tem um cunho construtivo e interpretativo, conforme Rossato e Martinéz (2018). A FC possibilitou interações significativas entre as participantes, promovendo avanços nas discussões sobre problemáticas da realidade escolar. Esses debates serviram como fundamento para a criação de alternativas voltadas à melhoria do ensino, especialmente ao integrar a perspectiva da AC com os processos de significação de conceitos no contexto escolar.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

da Silva Garcia, D., & Basso Zanon, L. (2024). Formação continuada: experimentos como alternativa para a significação de conceitos com foco na Alfabetização científica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/465

Edição

Seção

Trabalhos Completos