Contribuições da epistemologia de Fleck para pesquisas no Ensino de Química

Autores

  • Lucas Pereira Gandra
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

estilos de pensamento, coletivos de pensamento, Educação em Química

Resumo

Este minicurso tem como objetivo explorar as contribuições essenciais da epistemologia de Ludwik Fleck para as pesquisas no ensino de Química. Fleck, médico polonês e especialista em bacteriologia e serologia, destacou-se também em áreas como sociologia, filosofia e história da ciência. Sua principal obra, "Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico", desafia a visão dualista tradicional entre sujeito e objeto de estudo, característica do positivismo lógico, ao introduzir os conceitos de "estilo de pensamento" e "coletivo de pensamento". Esses conceitos revelam como a construção e interpretação do conhecimento científico são moldadas pelas comunidades científicas.

O minicurso discutirá os fatores sociais que, segundo Fleck, influenciam o processo de conhecimento, como o "peso da educação", o "peso da tradição" e o "efeito da sequência do processo de conhecimento". Também será abordada a observação científica, que Fleck divide entre uma percepção inicial confusa e uma mais coesa adquirida com a experiência. O minicurso destacará como essa integração a um coletivo de pensamento pode limitar a percepção de resultados contrários ao estilo de pensamento dominante, com implicações importantes para o ensino de Química.

Por fim, serão discutidas as dinâmicas da produção científica, onde Fleck propõe que as mudanças nos estilos de pensamento ocorrem de forma gradual, contrastando com a visão de Kuhn sobre revoluções científicas. O minicurso espera que os participantes adquiram uma compreensão crítica das ideias de Fleck e suas aplicações práticas no ensino de Química.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Pereira Gandra, L., Cury Soares, A., & dos Santos Pastoriza, B. (2024). Contribuições da epistemologia de Fleck para pesquisas no Ensino de Química . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/445

Edição

Seção

Mini-Cursos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>